sábado, 24 de maio de 2014

ATIVIDADE PARA ALUNOS COM TGD

                                                   PECS ADAPTADO


É um sistema de comunicação por trocas de figuras e permitiu que muitos jovens autistas adquirissem a habilidade de comunicação dentro do contexto social.
   A comunicação do PECS - Adaptado inicia com atos funcionais que coloca a criança em contato com reforçadores eficazes determinados pelos itens selecionados mais desejados e necessários . 

Os PECS são placas de comunicação alternativa que são muito uteis no trabalho com autista .

O professor de AEE deve selecionar essas placas de acordo com a necessidade do aluno , e mantendo o contato com a família , ele saberá intervir na forma de comunicação .
Essa atividade pode ser desenvolvida em casa e na escola para melhorar a comunicação e a interação social. 

  Esses recursos funcionam melhor quando são utilizados pelos pares por isso é importante nas observações feitas escola ajudar a turma a perceber os procedimentos que estão sendo utilizados tornando acessível a eles para o uso .

O material deve ser confeccionado levado em consideração a necessidade de ser de fácil manipulação e resistente ao uso cotidiano .
Pode ser utilizado por crianças autistas desde cedo , pois ela adquirirá habilidade de utilizar os símbolos e representações e futuramente ser ampliados .

Um comentário:

  1. Parabéns colega, suas informações são bastante enriquecedora, e essas estratégias são importantes que seja introduzias desde cedo na vida das crianças com TGD, pois assim elas poderão construir habilidades e autonomia na vida.

    ResponderExcluir